sexta-feira, 9 de dezembro de 2011

Modo de ser guarani

Professores/as do Curso de Extensão “Educação, Diversidade e Relações Interculturais” visitaram dia 03 de dezembro de 2011 a Aldeia Indígena Guarani da Estiva em Viamão. A proposta das Faculdades Est, Secretaria de Educaçãode Canoas, 27ª Coordenadoria de Educação e Ministério Público, é ir para além da sala de aula e conhecer a história, cultura, arte e educação dos povos indígenas e o território dos mesmos.

Os professores foram recebidos pelo Cacique Eloir Guarani que ressaltou a importância da luta dos povos indígenas pela demarcação das terras, “sem terra não há modo de ser Guarani”, ressaltou o Cacique, na terra o povo guarani encontra o seu sustento: frutas, pesca, material para fazer seu artesanato e plantas medicinais. Na terra de chão, é construído o galpão da conversa, onde a comunidade se reúne em todo no fogo, cuia de chimarrão que passa de mão em mão e neste espaço sagrado a cultura é repassada em forma de histórias contadas pelos mais velhos. A terra é o lugar onde as pessoas vivem, trabalham, passam adiante seus ensinamentos, onde as crianças e jovens aprendem com os mais velhos, é o lugar onde o povo vive a sua religião e constrói sua escola.

O Cacique Eloir, cursando a faculdade de Direito, coloca a importância das Escolas Indígenas para as crianças e jovens, pois através da pedagogia guarani as crianças aprendem a valorizar o jeito de viver do seu povo, ou seja, a sua cultura. A educação é realizada com tempo e paciência por professores guaranis com formação acadêmica.

O grupo de professores, visitou a aldeia, a casa do fogo, a escola, o espaço do artesanato e da arte, sempre acompanhado de um membro do grupo da aldeia que pacientemente explicava, respondia as perguntas e incentivava os professores a levarem para suas escolas um pouco da cultura, da arte, do artesanato, da educação dos Guaranis. Todos os moradores da aldeia são unânimes ao falar da importância da implantação da Lei 11.645108 em todas as escolas e acreditam que a historia, cultura e realidade dos povos indígenas no Brasil se tornando conteúdo no currículo escolar irá quebrar o paradigma e preconceitos favorecendo a inclusão e o respeito por povos discriminados na história do Brasil.
Todos os professores participantes do Curso de Extensão sentiram a necessidade de aprofundar o conhecimentos sobre Cultura Indígenas e foi realizado um encaminhamento junto a Secretaria de Educação para que em 2012 ocorre a continuação do curso através de módulos mais avançados e com maior número de aula para a Lei 11.645/08.

Curso de Formação Continuada: Educação, Diversidade e Relações Interculturais.
Coordenação de visita: Profª Cledes Markus (Est) e Cacique Eloir Guarani
Organização da visita: Profº Luiz Augusto Farofa e Profª  Sirlandia Greller
Registro de imagens: Profª Sirlandia Greller

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