Na última semana, moradores do Quilombo Chácara das Rosas visitaram o Santander Cultural, no centro de Porto Alegre. A iniciativa partiu da Equipe Social e Organização Comunitária da Secretaria de Desenvolvimento Urbano e Habitação, que realiza o trabalho social que antecede a conclusão do empreendimento Minha Casa Minha Vida no quilombo.
Através da visita, eles puderam conhecer a arte da Exposição Àgora, que busca provocar a reflexão sobre os fenômenos contemporâneos de simultaneidade, colaboração e interatividade. A maioria dos quilombolas nunca havia ido a um museu, como afirmou dona Maria do Carmo de Jesus, 78 anos. Quando questionada sobre o que pensava que iria encontrar no Santander Cultural, respondeu com emoção: “uma descoberta”. E assim foi para todos. No lugar das pinturas e esculturas, eles puderam conhecer as instalações da exposição, descobrindo novas sensações e sentimentos.
A partir dessa visita ao museu, a Equipe Social e Organização Comunitária realizou um trabalho com as crianças interligando o passeio e os sentimentos em relação às obras das suas casas que iniciaram neste mês de julho. Utilizando algumas pinturas de Tarsila do Amaral, as crianças foram instigadas a desenhar e pintar a sua nova casa. Eduardo, 10 anos, disse que sua nova casa vai ter dois quartos, um banheiro, uma sala e uma cozinha. Ritielle, de 4 anos, argumentou: “minha casa vai ter todas as cores”.
A atividade faz parte do projeto social de pré-morar no Quilombo Chácara das Rosas, cujo objetivo central é desenvolver o processo de acompanhamento técnico social na atividade de integração e valorização do espaço à moradia da comunidade. Neste mês de julho iniciaram-se as obras das 24 casas que beneficiarão famílias do Quilombo Chácara das Rosas. O projeto é uma parceria da Associação Remanescente Chácara das Rosas, Prefeitura Municipal de Canoas e Caixa Econômica Federal, através do Programa Minha Casa Minha Vida, do Governo Federal.
13:59 - terça-feira, 9 de agosto de 2011
Fonte: Site da Prefeitura Municipal de Canoas
Amanda Utzig Zulke
Secretaria de Comunicação
* com informações de Viviane Grafitti – ESO |
Nenhum comentário:
Postar um comentário